Como publicitar a sua agência de viagens online

Comercializar um destino turístico é diferente da comercializar um produto. Em vez de um objeto tangível, estamos a tentar vender ao consumidor um destino. Como tal, é importante desenhar a estratégia de marketing digital com cuidado. É preciso delinear objetivos específicos e um plano detalhado para atingir as metas.

Criar o plano de marketing

Para este artigo, vamos supor que este não é o seu primeiro ano no negócio e que, por isso, já tem resultados passados para serem analisados e trabalhados. Na verdade, quanto mais dados tiver disponíveis, melhor. Isto porque, desta forma pode ver o que funcionou no passado e o que não funcionou.

É também importante lembrar-se que deve desenvolver um novo plano de marketing a cada ano para tirar partido dos novos desenvolvimentos, tendências e tecnologias. O objectivo deste plano de marketing é identificar oportunidades, desenvolver metas e traçar estratégias de como irá cumprir essas metas.

Identificar oportunidades: Existem novas oportunidades no setor? Estas podem ser uma nova tecnologia disponível no mercado, ou até mesmo algo como os preços do petróleo mais baixos que se refletem em viagens mais baratas (aéreas e terrestres). Qualquer um destes fatores pode afetar diretamente viagens e pode permitir fazer algo diferente. Além disso, é possível que o destino que está a promover tenha uma nova atração que seja apelativa para os turistas, como por exemplo a existência de novos apartamentos monte gordo para alugar. Seja qual for o caso, é importante que identifique as oportunidades disponíveis e perceber se pode tirar partido delas.

Criar metas: Com base nas oportunidades que identificar na etapa um, é necessário fazer um “brainstorming” e criar metas para aproveitar as oportunidades identificadas anteriormente. É importante que os objetivos sejam atingíveis, mas não demasiado fáceis e/ou que exijam pouco esforço.

Delinear estratégias: Uma vez que identificadas as oportunidades e criadas as metas, o foco deverá convergir para a criação de estratégias acionáveis que ajudam a cumprir essas metas.

4 coisas de que não pode prescindir

Existem 4 coisas que qualquer agência de viagens ou promotor turístico precisa para o marketing e promoção de um destino ser bem sucedida. Centrando esforços em cada uma destas áreas, permitir-lhe-à maximizar o seu retorno de investimento.

Parcerias: Não pode fazer tudo sozinho e é por isso que as parcerias são extremamente importantes. Vão ajudá-lo a maximizar o seu investimento e a chegar a um público muito mais amplo.

Feiras de turismo: Estas feiras são muito importantes na indústria do turismo e é preciso estar presente ano após ano. Ajudam, não só a promover a sua marca, e permitem interagir com potenciais parceiros e discutir ideias sobre a indústria.

Patrocínios são importantes na indústria do turismo: Os patrocínis permitem que que o seu nome surja em vários locais, como por exemplo eventos do patrocinador.

Marketing digital e publicidade: Finalmente, e na base de todo este artigo, é preciso investir em Marketing Digital e publicidade. Em 2015, os planos de viagem são feitas principalmente online e não pode ignorar este segmento em franca expansão e altamente lucrativo.